A veisalgia ou ressaca (como é popularmente conhecida), é um conjunto de sintomas físicos e mentais que surgem quando há o consumo excessivo de bebidas alcóolicas. No momento em que ela ocorre, o corpo começa a trabalhar para eliminar o álcool ingerido, aumentando assim a atividade do fígado que retira o excesso de álcool do sangue, consequentemente gerando a desidratação do indivíduo. Além disso, a ressaca causa alteração no sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelo alto teor alcóolico consumido, resultando em alguns sintomas como dor de cabeça, enjoo, mal estar geral e sede excessiva.
COMO EVITAR A RESSACA
Entre as principais medidas que ajudam a evitar a ressaca estão:
1 – Beber bastante líquido durante a ingestão de bebida alcoólica;
2 – Comer antes de beber;
3 – Tomar apenas uma dose de bebida alcoólica por hora.
COMO CURAR A RESSACA
Recomenda-se tomar muita água, repousar e dar preferência à refeições leves. Alguns medicamentos também são eficazes e aceleram na cura como dipirona e compostos para repor às necessidades do corpo. Uma forma rápida e prática de tratar a ressaca é apostar em shots ou sachês manipulados que podem conter complexo b ativado, pepsina e sais biliares que agem, ao mesmo tempo, protegendo o fígado, contendo a enxaqueca e dando mais energia ao corpo.
Embora essas dicas possam ajudar a curar ressaca, o recomendável mesmo é não ter que passar por essa situação. Logo, é importante evitar o consumo de álcool excessivo e reservar as bebidas apenas para ocasiões especiais e em pequenas doses.
Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, Medprev