Saúde

Diferença entre medicamentos manipulados e industrializados.

Sempre que vamos ao médico ou outro profissional de saúde, saímos com uma receita de um medicamento. Mas e se essa receita for de um medicamento manipulado, o que fazer? É fato que muitas pessoas ainda possuem dúvidas quando se refere a um tratamento utilizando medicamentos manipulados.

Quando o profissional prescreve uma fórmula magistral, como também é conhecida o medicamento manipulado, o paciente recebe uma atenção diferenciada, pois o prescritor leva em consideração características fundamentais do seu paciente como idade, peso, sexo e condição de saúde, desta forma o medicamento será único, produzido na dose e na quantidade necessária para o tratamento. Além do ativo direcionado de maneira específica, a forma farmacêutica e a via de administração também serão personalizados, já que é possível escolher entre cápsula, pastilha, goma, pomada, strip dentre outros, conforme a necessidade ou o que seja mais confortável para o paciente.

Já os medicamentos industrializados, são produzidos em grande escala, através de maquinários, com doses, concentrações e quantidades padronizadas, de modo a serem utilizados por um grande número de pacientes atendendo às necessidades pontuais de milhares de pessoas ao mesmo tempo, sem considerar características pessoais importantes.

Portanto, o principal motivo da existência dos medicamentos manipulados é atender a necessidades específicas que, muitas vezes, não podem ser supridas por medicamentos industrializados, seja pelas doses ou pela indisponibilidade de determinados fármacos ou substâncias. Vale ressaltar que, a Personale conta com uma equipe técnica de Farmacêuticos habilitados para personalizar o atendimento de cada paciente.

Texto por Janaína Pichara, Assessora Farmacêutica Personale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *