Durma bem

Os 5 aspectos mais importantes para a manutenção da saúde são a Modulação do Stress, o bom funcionamento do sistema hormonal, uma alimentação saudável, aqualidade do sono e uma suplementação adequada de vitaminas e minerais. Estes cinco aspectos não estão isolados, mas sim interligados e influenciadores uns dos outros.

Vamos conversar sobre um deles, o Sono: Não há dúvidas quanto a importância dos ciclos de vigília-sono para a saúde e bem estar das pessoas, mas quais os prejuízos no longo prazo que o desequilíbrio neste ciclo poderia trazer? Para entender isso, precisamos entender as interligações que o sono tem com os demais aspectos importantes para a saúde.

Vários hormônios são afetados pelo ciclo de vigília-sono. Por exemplo: o Hormônio do Crescimento tem sua secreção aumentada nas primeiras horas do sono, o que contribuiria para os efeitos reparadores do sono, além disso, o hormônio do crescimento ativa uma lipase capaz de quebrar gorduras e libera-las como fonte de energia. Entretanto, esta ação é dependente da alimentação que foi realizada pouco antes de dormir. Caso esta tenha sido rica em Carboidratos, como pães, massas e doces, existirá uma grande concentração de Insulina circulante que estará fazendo o caminho inverso, ou seja, transformando excesso de carboidratos em Gordura e armazenando.

Melatonina é outro hormônio liberado a noite e provoca o aprofundamento do sono,levando a pessoa para o sono REM, momento de maior reparação orgânica. Imagine agora uma pessoa que tem o costume de dormir muito tarde; inevitavelmente esta pessoa também come mais anoite e os desejos noturnos normalmente são por carboidratos, o que a coloca numa situação de glicose e insulina elevados no sangue pouco antes de dormir. Não é difícil de imaginar que o primeiro sinal de desequilíbrio aparecerá na balança.

Algumas pessoas dizem: “não consigo dormir cedo”. O balanço adequado da vigília e do sono é diretamente influenciado pela quantidade de luz disponível no ambiente e o nível de atividade mental e corporal. Muitas pessoas acreditam que não conseguirão dormir se forem deitar no escuro, então arrumam afazeres para se distraírem até o sono vir, e assim alimentam a insônia, pois não preparam um ambiente adequado para o sono, mais sim para a vigília.

 

André Figueiredo Eluan – Farmacêutico – Diretor Executivo

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