RSS

No blog de '2017' 'julho'

Conjutivite - O lado B do Verão

 

Olhos vermelhos, irritação e alguma secreção? Pode ser conjuntivite, uma doença ocular bastante contagiosa. O problema caracteriza-se por uma inflamação que ocorre na conjuntiva, membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras


Esta inflamação é bastante frequente no verão onde o calor e a umidade aumentam e favorecem a proliferação do vírus causando surtos e até epideminas.
Também é a época do ano em que saímos mais ao ar livre e lugares com aglomerados de pessoas. É quando mais mergulhamos em praias e piscinas.

Para que ocorra a contaminação é preciso exposição  ao vírus, seja pelo contato direto com a secreção ou por pertences pessoais de quem já está infectado, tais como óculos, maquiagem e toalha. A contaminação somente pelo ar pode ocorrer porém é bem mais raro.

É importante redobrar os cuidados com a higiene para prevenir o contágio. Lavar sempre as mãos e usar álcool gel são habitos fundamentais. Além  de evitar  compartilhar objetos pessoais como maquiagem ou Toalhas.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

1. Deixe de lado os ditos populares. Sabão, água boricada ou chás, podem aumentar a irritação.

2. Só use colirios prescritos por oftalmologistas, pois existem diversos tipos e funções. 

3. Os Óculos escuros podem diminuir o incômodo à luz, mas não impedem a transmissão da doença.

Ao surgirem os primeiros sintomas e antes de tirar quaisquer conclusões, consulte o médico especialista para ter certeza do diagnóstico e depois aumente a dose de paciência para esperar o ciclo da doença terminar - entre 07 a 15 dias.