RSS

No blog de '2017' 'janeiro'

Prevenção: palavra de ordem!

  

Imagem relacionada

Tão pequenino e tão poderoso!

Nunca se falou tanto de um mosquito como se tem falado do Aedes aegypti. São tantas informações que recebemos todos os dias que é fácil se confundir com elas e ter duvidas como: Que doenças ele transmite? Quais os sintomas e como posso me prevenir?

Vamos por parte. Primeiro é importante saber que um unico mosquito (chamado vetor porque leva o virus até o hospedeiro, no caso nós) é responsável em transmitir o virus de várias doenças, entre elas: Dengue, Zica, Chikungunya e febre amarela. Isso acontece basicamente porque o mosquito tem um organismo que passou a ser resistente aos virus enquanto o nosso não é.

Todos devem se prevenir mas crianças, idosos e grávidas pedem maior atenção. A gestação é um momento que naturalmente exige cuidado especial e consultas periódicas ao obstetra e neste período de chuvas frequentes (na região norte) e aumento da incidencia dos mosquitos e doenças, essa atenção com a saúde deve ser redobrada.Ultimamente, a preocupação com o Aedes aegypti, aumentou.

  O Ministério da Saúde tem investigando os casos de bebês com microcefalia relacionada ao vírus Zica. Por isso, alguns cuidados, que já devem fazer parte da rotina da população, precisam ser aumentados.

  De modo geral, e não apenas pra gestantes, a palavra de ordem é PREVENÇÃO e os cuidados são

  • Para evitar a proliferalção do mosquito: Controle a água parada. Cuidado com a caixa d´água, com a calha de geladeira e até mesmo aquele prato da plantinha na sua varanda. Fique de olho nos seus vizinhos também.

 

  • Para evitar a picada do mosquito: O Ministério da saúde recomenda o uso de repelentes de uso tópicos específicos e que realmente sejam eficazes contra o Aedes assim como seguros para crianças e gestantes (peça o seu AQUI) . Além disso também recomenda-se o uso de inseticidas de ambientes proprios e adequados.

  Como todo cuidado é pouco, principalmente as grávidas, podem usar mais calças e camisas de mangas compridas, que tornam-se mais uma barreira física contra o mosquito.

PRINCIPAIS SINTOMAS: Cada doença transmitida pelo Aedes aegypti tem quadro de sinais e sintomas distintos com algumas semelhanças, por isso é muito importante ficar atento a todos (veja tabela) e procurar orientação médica o mais rápido que possível.

  Mantenha-se infrmado e faça a sua parte. Podemos vencer este mosquito. Para mais informações, relatos e esclarecimentos de dúvidas, acesse o site do Ministério da Saúde: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/

 

QUADRO DE SINAIS E SINTOMAS DAS PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO Aedes aegypit