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No blog de '2016' 'abril'

Síndrome Metabólica - Os perigos da “Barriguinha de chope”

O termo Sindrome Metabólica, descreve um conjunto de fatores de risco,que se manifestam em um indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças como diabetes, Doença Cardiovascular e derrames. O ponto de partida da doença é uma condição de dificuldade de funcionamento da Insulina, denominada Resistência Insulínica.

Nestas condições o paciente necessita de quantidades muito grandes de Insulina para retirar a  glicose do sangue. A medida que o tempo passa, o pâncreas não consegue mais liberar quantidades tão elevadas do insulina para controlar a glicose, então a glicose começa a descompensar, dando os sinais de diabetes tipo II. Neste estágio, a pessoa já está obesa ou acima do peso. Em seguida     vem a hipertensão e as doenças cardiovasculares. Os hábitos de vida são os fatores principais     para o desencadeamento da síndrome metabólica: Alimentação, sedentarismo, stress e o avançar   da idade são os principais fatores que contribuem para a instalação da Síndrome.

Dr. André Luiz Batista da Silva: CRM 5445

Telefone: 3249-8502, Endereço: Tv. 3
Maio, 1556 (Clínica Iketani) Sala 305

Ômega 3 – Mulheres suplementadas, filho inteligentes

 

Dentre as várias funções que os Ômega 3 exercem em nosso organismo, talvez a mais nobre seja a decisiva participação na formação neuronal. O Ômega 3 do tipo DHA, encontrado no óleo de peixe, é fator fundamental para formação cerebral. Vários estudos têm demonstrado melhora nos testes de QI e de coordenação motora em crianças nascidas de mães suplementadas com DHA durante a gravidez.

A suplementação de DHA previne também o surgimento de depressão durante e após a gravidez, melhora a memória, a capacidade de raciocínio e a cognição. É importante em todas as fases da vida, entretanto seus benefícios são mais pronunciados em mulheres grávidas, crianças e idosos; momentos da vida que exigem maior aporte desta gordura insaturada.

As doses ideais de suplementação de DHA ficam entre 500 e 1.500 mg de DHA. Suplementos com óleo de peixe tem quantidades variáveis de DHA em sua composição, portanto o número de cápsulas necessárias para cobrir a dose ideal, depende a concentração de DHA em cada capsula do suplemento escolhido.

Existem marcas com 120 mg de DHA em cada cápsula, outras que tem 500 mg de DHA por cápsula. Estas informações devem estar contidas no rótulo do produto.

 

Dr. Ary Chaves Braga: CRM 3281 Telefone: 3241-5100 Endereço: D. Romualdo de Seixas, 1395 Ed. Zion Sala 1601

Durma bem

Os 5 aspectos mais importantes para a manutenção da saúde são a Modulação do Stress, o bom funcionamento do sistema hormonal, uma alimentação saudável, aqualidade do sono e uma suplementação adequada de vitaminas e minerais. Estes cinco aspectos não estão isolados, mas sim interligados e influenciadores uns dos outros.

Vamos conversar sobre um deles, o Sono: Não há dúvidas quanto a importância dos ciclos de vigília-sono para a saúde e bem estar das pessoas, mas quais os prejuízos no longo prazo que o desequilíbrio neste ciclo poderia trazer? Para entender isso, precisamos entender as interligações que o sono tem com os demais aspectos importantes para a saúde.

Vários hormônios são afetados pelo ciclo de vigília-sono. Por exemplo: o Hormônio do Crescimento tem sua secreção aumentada nas primeiras horas do sono, o que contribuiria para os efeitos reparadores do sono, além disso, o hormônio do crescimento ativa uma lipase capaz de quebrar gorduras e libera-las como fonte de energia. Entretanto, esta ação é dependente da alimentação que foi realizada pouco antes de dormir. Caso esta tenha sido rica em Carboidratos, como pães, massas e doces, existirá uma grande concentração de Insulina circulante que estará fazendo o caminho inverso, ou seja, transformando excesso de carboidratos em Gordura e armazenando.

Melatonina é outro hormônio liberado a noite e provoca o aprofundamento do sono,levando a pessoa para o sono REM, momento de maior reparação orgânica. Imagine agora uma pessoa que tem o costume de dormir muito tarde; inevitavelmente esta pessoa também come mais anoite e os desejos noturnos normalmente são por carboidratos, o que a coloca numa situação de glicose e insulina elevados no sangue pouco antes de dormir. Não é difícil de imaginar que o primeiro sinal de desequilíbrio aparecerá na balança.

Algumas pessoas dizem: “não consigo dormir cedo”. O balanço adequado da vigília e do sono é diretamente influenciado pela quantidade de luz disponível no ambiente e o nível de atividade mental e corporal. Muitas pessoas acreditam que não conseguirão dormir se forem deitar no escuro, então arrumam afazeres para se distraírem até o sono vir, e assim alimentam a insônia, pois não preparam um ambiente adequado para o sono, mais sim para a vigília.

 

André Figueiredo Eluan – Farmacêutico – Diretor Executivo