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Conjutivite - O lado B do Verão

 

Olhos vermelhos, irritação e alguma secreção? Pode ser conjuntivite, uma doença ocular bastante contagiosa. O problema caracteriza-se por uma inflamação que ocorre na conjuntiva, membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras


Esta inflamação é bastante frequente no verão onde o calor e a umidade aumentam e favorecem a proliferação do vírus causando surtos e até epideminas.
Também é a época do ano em que saímos mais ao ar livre e lugares com aglomerados de pessoas. É quando mais mergulhamos em praias e piscinas.

Para que ocorra a contaminação é preciso exposição  ao vírus, seja pelo contato direto com a secreção ou por pertences pessoais de quem já está infectado, tais como óculos, maquiagem e toalha. A contaminação somente pelo ar pode ocorrer porém é bem mais raro.

É importante redobrar os cuidados com a higiene para prevenir o contágio. Lavar sempre as mãos e usar álcool gel são habitos fundamentais. Além  de evitar  compartilhar objetos pessoais como maquiagem ou Toalhas.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

1. Deixe de lado os ditos populares. Sabão, água boricada ou chás, podem aumentar a irritação.

2. Só use colirios prescritos por oftalmologistas, pois existem diversos tipos e funções. 

3. Os Óculos escuros podem diminuir o incômodo à luz, mas não impedem a transmissão da doença.

Ao surgirem os primeiros sintomas e antes de tirar quaisquer conclusões, consulte o médico especialista para ter certeza do diagnóstico e depois aumente a dose de paciência para esperar o ciclo da doença terminar - entre 07 a 15 dias.

Prevenção: palavra de ordem!

  

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Tão pequenino e tão poderoso!

Nunca se falou tanto de um mosquito como se tem falado do Aedes aegypti. São tantas informações que recebemos todos os dias que é fácil se confundir com elas e ter duvidas como: Que doenças ele transmite? Quais os sintomas e como posso me prevenir?

Vamos por parte. Primeiro é importante saber que um unico mosquito (chamado vetor porque leva o virus até o hospedeiro, no caso nós) é responsável em transmitir o virus de várias doenças, entre elas: Dengue, Zica, Chikungunya e febre amarela. Isso acontece basicamente porque o mosquito tem um organismo que passou a ser resistente aos virus enquanto o nosso não é.

Todos devem se prevenir mas crianças, idosos e grávidas pedem maior atenção. A gestação é um momento que naturalmente exige cuidado especial e consultas periódicas ao obstetra e neste período de chuvas frequentes (na região norte) e aumento da incidencia dos mosquitos e doenças, essa atenção com a saúde deve ser redobrada.Ultimamente, a preocupação com o Aedes aegypti, aumentou.

  O Ministério da Saúde tem investigando os casos de bebês com microcefalia relacionada ao vírus Zica. Por isso, alguns cuidados, que já devem fazer parte da rotina da população, precisam ser aumentados.

  De modo geral, e não apenas pra gestantes, a palavra de ordem é PREVENÇÃO e os cuidados são

  • Para evitar a proliferalção do mosquito: Controle a água parada. Cuidado com a caixa d´água, com a calha de geladeira e até mesmo aquele prato da plantinha na sua varanda. Fique de olho nos seus vizinhos também.

 

  • Para evitar a picada do mosquito: O Ministério da saúde recomenda o uso de repelentes de uso tópicos específicos e que realmente sejam eficazes contra o Aedes assim como seguros para crianças e gestantes (peça o seu AQUI) . Além disso também recomenda-se o uso de inseticidas de ambientes proprios e adequados.

  Como todo cuidado é pouco, principalmente as grávidas, podem usar mais calças e camisas de mangas compridas, que tornam-se mais uma barreira física contra o mosquito.

PRINCIPAIS SINTOMAS: Cada doença transmitida pelo Aedes aegypti tem quadro de sinais e sintomas distintos com algumas semelhanças, por isso é muito importante ficar atento a todos (veja tabela) e procurar orientação médica o mais rápido que possível.

  Mantenha-se infrmado e faça a sua parte. Podemos vencer este mosquito. Para mais informações, relatos e esclarecimentos de dúvidas, acesse o site do Ministério da Saúde: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/

 

QUADRO DE SINAIS E SINTOMAS DAS PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO Aedes aegypit

 

Suplementação Proteica

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Proteínas são macromoléculas compostas basicamente por cadeias lineares de aminoácidos. Pareceu meio complicado, não é?

Pois bem, vamos ao ponto principal. As proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por que possuem ação construtora e reparadora. São essenciais para a formação dos músculos e também participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Só por isso, já podemos concluir o quanto elas são indispensáveis ao nosso organismo.  

Encontramos diversas fontes proteicas na natureza - origem animal e vegetal - por isso, uma alimentação balanceada com carnes e vegetais selecionados corretamente garantem uma excenete reposição proteica com os alimentos que temos a mesa. É possivel também fazer uso de suplementos a base de proteinas, mas é preciso orientação profissional e acompanhamento para faze-lo. 

O uso indiscriminado de suplementos protéicos se tornou comum entre os pacientes que antes de visitarem um nutricionista, se auto prescrevem de forma inadequado. A inclusão desses tipos de recursos devem ser feito por um profissional capacitado, neste caso, o nutricionista, para que a quantidade seja calculado de acordo com as necessidades energéticas e nutricionais daquele paciente.

Se o seu nutricionista já liberou o uso de algum suplemento, segue uma receitinha onde você pode associar alimentação e suplementação:


- 1 colher de abacate
- 1 scoop de whey protein
- 1 colher de sobremesa de cacau em pó
- 1 colher de chá de xarope de agave.

Apos deixar congelar o abacate por alguns minutos, misture tudo no liquidificador e sirva em tigelas. pronto, é só se deliciar com um super lanche proteico.

  

   Nutricionista Raissa Sastre.
   Especialista em Nutrição esportiva.
   CRN-Pa 6279
 
   NUTRI Clínica de Nutrição.
   Dom Romualdo de Seixas 1698, Ed. Zion, sala 1305.
   Contato: 3038-2361
 
 

 

Síndrome Metabólica - Os perigos da “Barriguinha de chope”

O termo Sindrome Metabólica, descreve um conjunto de fatores de risco,que se manifestam em um indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças como diabetes, Doença Cardiovascular e derrames. O ponto de partida da doença é uma condição de dificuldade de funcionamento da Insulina, denominada Resistência Insulínica.

Nestas condições o paciente necessita de quantidades muito grandes de Insulina para retirar a  glicose do sangue. A medida que o tempo passa, o pâncreas não consegue mais liberar quantidades tão elevadas do insulina para controlar a glicose, então a glicose começa a descompensar, dando os sinais de diabetes tipo II. Neste estágio, a pessoa já está obesa ou acima do peso. Em seguida     vem a hipertensão e as doenças cardiovasculares. Os hábitos de vida são os fatores principais     para o desencadeamento da síndrome metabólica: Alimentação, sedentarismo, stress e o avançar   da idade são os principais fatores que contribuem para a instalação da Síndrome.

Dr. André Luiz Batista da Silva: CRM 5445

Telefone: 3249-8502, Endereço: Tv. 3
Maio, 1556 (Clínica Iketani) Sala 305

Ômega 3 – Mulheres suplementadas, filho inteligentes

 

Dentre as várias funções que os Ômega 3 exercem em nosso organismo, talvez a mais nobre seja a decisiva participação na formação neuronal. O Ômega 3 do tipo DHA, encontrado no óleo de peixe, é fator fundamental para formação cerebral. Vários estudos têm demonstrado melhora nos testes de QI e de coordenação motora em crianças nascidas de mães suplementadas com DHA durante a gravidez.

A suplementação de DHA previne também o surgimento de depressão durante e após a gravidez, melhora a memória, a capacidade de raciocínio e a cognição. É importante em todas as fases da vida, entretanto seus benefícios são mais pronunciados em mulheres grávidas, crianças e idosos; momentos da vida que exigem maior aporte desta gordura insaturada.

As doses ideais de suplementação de DHA ficam entre 500 e 1.500 mg de DHA. Suplementos com óleo de peixe tem quantidades variáveis de DHA em sua composição, portanto o número de cápsulas necessárias para cobrir a dose ideal, depende a concentração de DHA em cada capsula do suplemento escolhido.

Existem marcas com 120 mg de DHA em cada cápsula, outras que tem 500 mg de DHA por cápsula. Estas informações devem estar contidas no rótulo do produto.

 

Dr. Ary Chaves Braga: CRM 3281 Telefone: 3241-5100 Endereço: D. Romualdo de Seixas, 1395 Ed. Zion Sala 1601

Durma bem

Os 5 aspectos mais importantes para a manutenção da saúde são a Modulação do Stress, o bom funcionamento do sistema hormonal, uma alimentação saudável, aqualidade do sono e uma suplementação adequada de vitaminas e minerais. Estes cinco aspectos não estão isolados, mas sim interligados e influenciadores uns dos outros.

Vamos conversar sobre um deles, o Sono: Não há dúvidas quanto a importância dos ciclos de vigília-sono para a saúde e bem estar das pessoas, mas quais os prejuízos no longo prazo que o desequilíbrio neste ciclo poderia trazer? Para entender isso, precisamos entender as interligações que o sono tem com os demais aspectos importantes para a saúde.

Vários hormônios são afetados pelo ciclo de vigília-sono. Por exemplo: o Hormônio do Crescimento tem sua secreção aumentada nas primeiras horas do sono, o que contribuiria para os efeitos reparadores do sono, além disso, o hormônio do crescimento ativa uma lipase capaz de quebrar gorduras e libera-las como fonte de energia. Entretanto, esta ação é dependente da alimentação que foi realizada pouco antes de dormir. Caso esta tenha sido rica em Carboidratos, como pães, massas e doces, existirá uma grande concentração de Insulina circulante que estará fazendo o caminho inverso, ou seja, transformando excesso de carboidratos em Gordura e armazenando.

Melatonina é outro hormônio liberado a noite e provoca o aprofundamento do sono,levando a pessoa para o sono REM, momento de maior reparação orgânica. Imagine agora uma pessoa que tem o costume de dormir muito tarde; inevitavelmente esta pessoa também come mais anoite e os desejos noturnos normalmente são por carboidratos, o que a coloca numa situação de glicose e insulina elevados no sangue pouco antes de dormir. Não é difícil de imaginar que o primeiro sinal de desequilíbrio aparecerá na balança.

Algumas pessoas dizem: “não consigo dormir cedo”. O balanço adequado da vigília e do sono é diretamente influenciado pela quantidade de luz disponível no ambiente e o nível de atividade mental e corporal. Muitas pessoas acreditam que não conseguirão dormir se forem deitar no escuro, então arrumam afazeres para se distraírem até o sono vir, e assim alimentam a insônia, pois não preparam um ambiente adequado para o sono, mais sim para a vigília.

 

André Figueiredo Eluan – Farmacêutico – Diretor Executivo

Chocolate Terapêutico, sua páscoa pode ser mais saudável!

 

 

Uma das épocas mais divertidas do ano começou, e só o que se vê são ovos de chocolate de todos os tamanhos espalhados pelas lojas da cidade. Mas existem pessoas que não podem experimentar essas guloseimas, como os diabéticos, os intolerantes à lactose, os celíacos, e as até mesmo os que estão fazendo algum tipo de dieta evitando o açúcar.  Para eles, ou melhor, para todos nós, existe o CHOCOLATE TERAPEUTICO manipulado na Personale.

O chocolate da Personale é uma opção terapêutica, que alia o bem-estar ao verdadeiro sabor do cacau. É feito com 54% de cacau orgânico e adoçado com substâncias naturais.
- Sem açúcar
- Sem Gluten
- Sem Lactose
- Com muito sabor

Com apenas 23 calorias em cada 5g, o chocolate terapêutico é pra quem quer aproveitar a Páscoa com algo saboroso e muito mais saudável.

E as vantagens não param por aí. Por conta dos altos níveis de polifenóis do cacau, o chocolate tem ainda efeito antioxidante e cardioprotetor. Além disso,  é rico em triptofano, muito importante para a produção de serotonina que está associada a um melhor controle do apetite, do humor e do sono, e à sensação de prazer. 
O melhor de tudo isso é que ainda podemos usar o chocolate como veículo para a sua formulação. Ou seja, vários outros ativos podem ser incorporados a eles substituindo, por exemplo, as ja tradicionais cápsulas, sem alterar o sabor agradável do cacau.

Saiba mais sobre o chocolate terapêutico. 
Consulte seu médico. Oriente se com nossos farmacêuticos.
Gostou?

Peça o seu AQUI

 

Colesterol X Alimentação

A busca uma boa qualidade de vida tornou-se objetivo comum para boa parte da população e a Personale debate esse assunto que aflinge milhões de brasileiros. Ao contrário do que muitos pensam, o colesterol é um lipídeo extremamente importante no nosso organismo, participa da produção das membranas celulares e dos hormônios esteroides (estrógeno e testosterona), sendo por esse motivo produzido em nosso próprio organismo, principalmente no fígado. O colesterol também pode ser encontrado em outros alimentos de origem animal, como carnes, leite, ovos, etc. Mesmo exercendo funções extremamente importantes em nosso organismo, o colesterol em excesso pode fazer mal, trazendo muitos distúrbios à saúde e proporcionando consequências graves.

Em nosso sangue são encontrados dois tipos de colesterol, que possuem a mesma estrutura molecular. Eles se diferem apenas quanto às proteínas sanguíneas que realizam o seu transporte. Quando associado às proteínas, o colesterol pode formar o LDL (LowDensity Lipoprotein - lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (HighDensityLipoprotein - lipoproteína de alta densidade).Caso haja excesso de colesterol no sangue, acontece uma redução na captação do LDL pelas células e, consequentemente, um aumento da concentração de LDL no sangue. Quando em altas concentrações no sangue, o LDL começa a se depositar na parede dos vasos sanguíneos, causando a arteriosclerose. Por esse motivo, o colesterol que se associa às proteínas formando o LDL é também conhecido como “colesterol ruim”.

A necessidade de hábitos saudáveis para o nosso dia a dia são fundamentais na busca pela saúde, mas essa prática não deve ser feita apenas esporadicamente, mas sim com freqüência (para toda vida). A adoção destes hábitos saudáveis tem por objetivos a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida. Fazem parte dessa rotina orientações nutricionais e um planejamento alimentar adequado, vamos ver algumas dicas gerais:

Orientações para controle do colesterol alto:
 
- Evitar o consumo de alimentos gordurosos como empadões, tortas, e quiches, frituras e molhos cremosos;
- Procure retirar a gordura aparente das carnes e a pele do frango, antes do cozimento;
- Dê preferência aos peixes, aves (peito de frango) sem pele e carnes magras (cozidos, assados ou grelhados). Reduzir e limitar o consumo da carne vermelha, carne de porco, miúdos, carneiro, frios e embutidos, camarão, marisco, frutos do mar e frituras em geral;
- Prefira o leite desnatado, iogurte desnatado, queijo branco, queijo tipo cotage e ricota. Evite o leite integral ou alimentos que o contenham, manteiga, creme de leite, chantilly, queijos gordos (prato, provolone, muzzarela, etc.) e requeijão integral;
- Dê preferência a pão, macarrão e arroz integrais, leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilhas) e cereais integrais (aveia, trigo, centeio, cevadinha). Reduzir e evitar tortas, bolos, biscoitos amanteigados ou recheados, bolachas e doce sem geral;
- A aveia é um dos alimentos que mais ajudam a diminuir os índices de colesterol no sangue! Coma em torno de 2 a 3 col. de sopa ao dia, do farelo, em sucos, mingau, sopa ou feijão;

- Dê preferência aos óleos insaturados, principalmente de girassol ou oliva. Reduzir e evitar banha de porco, margarina e manteiga em excesso. Requeijão light pode não ser tão gorduroso mais é tão artificial que não compensa. O ideal é usar o azeite de oliva no pão, geléia, mel, tahine, tofu ou uma manteiga pura chamada ghee, mas também sem exageros nas quantidades;
- Evite o consumo de alimentos industrializados como biscoitos, sorvetes, margarinas, salgadinhos, ricos em gordura vegetal hidrogenada, que aumenta as taxas de colesterol no sangue;
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, e coma de forma variada, sempre que possível com a casca e bagaço. Procure colocar diferentes cores no seu prato. Aumente o consumo de alimentos fibrosos e cereais integrais como aveia, linhaça e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico).
 
Alimentos e práticas que aumentam o HDL (colesterol bom):
 
- Abacate (aproximadamente 2 col. de sopa ao dia);
- Vinho tinto (1 taça ao dia, coma refeição);
- Azeite de oliva extra virgem prensado a frio (1 col. de sopa em cada refeição- utilizar cru);
- Atividade física freqüente (40 minutos ao dia);
- Parar de fumar;
- Cebola crua (aumenta em 30% o HDL- ½ cebola ou 2 col. de sopa ao dia);
- Alho (estudos mostram que 1 dose diária de óleo extraído de 3 dentes de alho diminui em 7% o LDL e aumenta em 23% o HDL).
 
E lembre-se que o que aumenta efetivamente o colesterol sanguíneo é o consumo de gordura saturada e não de colesterol, por isso não se preocupe em comer 1 ovo ao dia ou a cada 2 dias (depende de fatores individuais), desde que não seja frito e de preferência caipira!

Dr. Marcelo Maciel, CRF  2757, Assessor Farmaceutico Personale

Nutricosméticos, a Beleza que vem de dentro!

O tempo continua sendo o principal inimigo da beleza, principalmente se somado à poluição, radiação solar e má alimentação. Mas, foi-se a época em que o conceito de beleza estava relacionado apenas à aspectos exteriores de cabelo, pele e unha onde somente usava-se tratamentos a base de cremes, shampoos ou loções; tempo em que a juventude ou a beleza eterna era algo inviável. Hoje a indústria dos cosméticos junto com o segmento alimentício vem trabalhando para trazer um pouco dessa beleza eterna a altura das mãos dos consumidores modernos através dos “cosméticos orais”.

A chamada beleza de “dentro para fora” que objetiva nutrir o organismo de substâncias essenciais para garantir a saúde do corpo e a boa aparência está ganhando cada vez mais espaço no mercado do bem estar e qualidade de vida; é o que se chama NUTRICOSMÉTICOS. Eles começaram a surgir na década de 90, mas só em 2008 começou a ter um crescimento acelerado e nos últimos anos tem sido um dos tratamentos mais procurados já que a idéia é unir a nutrição da saúde do corpo e da pele, amplificando a beleza interior. 

Esses produtos possuem ação biológica e funcional e foram desenvolvidos com substâncias ricas em vitaminas, sais minerais e ativos botânicos que combatem a ação dos radicais livres, agem como antioxidantes, ativos energéticos e termogênicos proporcionando mais disposição e aumento do gasto calórico. Tem também em sua composição oligo-elementos essenciais para a nutrição celular, proteínas hidrolisadas e aminoácidos que aumentam a síntese do colágeno pelo corpo. Resultando na solução de diversos problemas: hidratação, clareamento cutâneo, pigmentação e beleza da pele, prolongamento do bronzeado, anti- envelhecimento, redução da celulite, anti-rugas e anti-estrias, desintoxicação do organismo, emagrecimento, queima de gordura, manutenção dos cabelos e unhas hidratadas e mais resistentes.
As cápsulas nutricosméticas ou “cápsulas da beleza” são um complemento da rotina de beleza, um grande aliado na verdade, mas é necessário associá-la a hábitos mais saudáveis de vida tais como a re-educação alimentar, prática de atividades físicas e tratamentos tópicos de alta performance. Eles unem os benefícios dos alimentos e dos cremes hidratantes, firmadores e anti-idade potencializando seu efeito.

Os resultados variam de acordo com a individualidade biológica de cada pessoa e também são influenciados por fatores externos, como estilo de vida. Mas, em geral as cápsulas mostram seus resultados em média de 20 a 60 dias.

Este tratamento pode ser indicado livremente por médicos, nutricionistas ou farmacêuticos. Até o momento não há relatos de contra-indicações relacionadas ao uso dos nutricosméticos. Porém é importante saber que há riscos relacionados ao uso indiscriminado, principalmente em casos de hiperdosagem e em casos de gestantes e lactantes é melhor não consumir nada sem antes ouvir o seu médico. E, também consultar um especialista em caso de doenças renais crônicas, hipertensão, diabetes ou alergia.

Lembre-se:

1. Você deve-se ingerir as cápsulas por três meses, período que o corpo precisa para assimilar os nutrientes.2. Os Nutricosmeticos que protegem contra os raios solares e prolongam a cor - devem ser consumidas um mês antes e um mês após a exposição ao sol.3. Ao final do tratamento, interrompa o uso do produto e retome-o a cada três meses para manutenção.4. Os nutricosméticos são excelebntes, mas não fazem milagres sozinhos! Eles são uma ajuda extra. Portanto, não dispense uma alimentação correta, a prática de exercícios e o uso regular de tratamentos tradicionais de beleza.

Hipertensão Arterial: O que é isso?

Hipertensão Arterial é o termo médico para pressão alta. Ela faz parte da vida de muita gente, jovens ou velhos. A hipertensão arterial é uma doença bastante comum. Para se ter idéia de sua importância: de cada dez pessoas adultas, aproximadamente três têm pressão alta. É uma doença crônica, ou seja, que não tem cura e que vai aos poucos, silenciosamente, danificando órgãos importantes do nosso organismo (coração, rins e cérebro). Com o tempo, provoca insuficiência cardíaca, angina, infarto, derrame cerebral e insuficiência renal, podendo até levar à morte.

Todo mundo tem "pressão arterial, ainda bem, pois é ela quem dá força para o sangue percorrer um grande circuito de artérias e veias e levar a cada pedacinho do nosso corpo nutrientes (comida) e oxigênio (ar), que são essenciais para manter a vida", não confundir com pressão alta ou hipertensão arterial. O coração funciona como uma bomba que, quando bate, “tum” “ta” impulsiona o sangue pelas artérias. A passagem do sangue nas artérias cria pressão devido a resistência que esses vasos oferecem. A "pressão arterial" é a soma desses dois fatores.

Quando medimos a pressão arterial os valores nos são passados dessa forma, sempre um número maior “Máxima” na frente seguido por um menor ”Mínima”. O primeiro número - o maior - indica o valor da pressão sistólica e o segundo número - o menor - indica o valor da pressão diastólica. Ex: 120 x 80, 130 x 90.

O controle da pressão arterial é fundamental para o bem estar e a qualidade de vida de cada individuo.

Dr. José Rufino
Médico, Cardiologista.